Leitura menos técnica: Ansiedade de separação
Muitos tutores incentivam e recompensam a ansiedade e a hipervinculação dos seus cães sem perceber, por isso precisam receber orientação profissional de qual a maneira e o momento correto de se interagir com o cão.
Hipervinculação é quando o cão cria uma dependência da presença de pessoas ou outros animais, e assim como a ansiedade, compõe o quadro de Ansiedade de Separação.
Além da mudança de interação, é necessário fazer exercícios para o cão não ficar ansioso quando você se arruma para sair, pega as chaves do carro, mexe na porta da rua, etc…
Vamos utilizar o comando “fica” para seu cão aceitar que você se afaste dele e saia de casa, ou seja, para que ele seja dessensibilizado aos estímulos que ele não gosta relacionados à separação, são eles: afastamento, perda de contato olho no olho, mudança de cômodos, perda de contato visual do corpo, fechamento de portas e por último, fechamento de porta para a rua.
Vamos condicionar o seu cão à jogos e atividades prazerosos para ele se entreter e se divertir, fazendo uso do Enriquecimento Ambiental e Alimentar, para que, posteriormente, esse comportamento entre como substitutivo aos comportamentos da crise de Ansiedade de Separação. Essa substituição de comportamentos chamamos de Contra Condicionamento.
Quando concluímos os exercícios para ansiedade e para hipervinculação, e condicionamos o cão ao uso do E.A., podemos começar com o protocolo de aulas práticas com o comando “fica”, necessário para solução de Ansiedade de Separação.
Após esse treinamento, podemos usar o condicionamento de uso do E.A. para substituição do comportamento de crise e sofrimento.