Como saber se seu cão sofre de Ansiedade de Separação?


Vamos observar se por acaso ele te segue pela casa, fica ansioso quando você chega da rua, fica ansioso quando percebe que você vai sair, ou o pior, entra em crise quando fica sozinho. Ele também pode apresentar tremores, respiração acelerada e salivação excessiva.

A crise de Ansiedade de Separação é quando o cão fica sozinho e passa por grande sofrimento, aonde ele pode se machucar por lambedura ou mordedura compulsiva, ter dificuldades em usar o banheirinho ou acabar destruindo objetos pela casa. É comum que cães com Ansiedade de Separação arranhem portas, latam, uivem ou chorem enquanto estão sozinhos.

Como resolver Ansiedade de Separação?

1. Mudar a maneira de interagir com o cão.
2. Fazer exercícios para o cão não ficar ansioso quando você se arruma para sair, pega as chaves do carro, mexe na porta etc…
3. Treinar o comando “fica” para o cão para aceitar que você se afaste dele e saia de casa
4. Condicionar o cão a jogos e atividades prazerosos para que seu cão se divirta quando você sair, ao invés de ficar sofrendo em crise.

As técnicas que utilizamos são a dessensibilização sistemática e o contra condicionamento.
Para entender mais a parte técnica, leia nosso Protocolo de Treinamento para Ansiedade de Separação.
O Plano de Treino é personalizado conforme a Avaliação Comportamental do seu cão, e ele é explicado em detalhes na Aula Teórica para Tutores.

Na Consultoria Comportamental você tem acesso à Avaliação Comportamental, Aula Teórica para Tutores, entrega do Plano de Treino e suporte.

Clique aqui para fazer uma pré-avaliação gratuita e tirar suas dúvidas sobre como é feita a Consultoria com nosso atendimento.